FAZEMOS

Actividades, projectos, parcerias

Sem fins lucrativos, a associação progride ano após ano em parcerias, como entidade de economia social e do panorama cultural, artístico, educativo, formativo e de lazer dos lugares e dos tempos que vamos habitando. Tudo depende sempre dos problemas que encontramos, das soluções e dos caminhos que vamos inventando, avaliando passo a passo, melhorando e corrigindo, e de quem se junta a nós, e de quem acompanhamos.


O nosso nome usa a designação de uma margem, uma faixa costeira entre a marca das marés, onde se depositam detritos trazidos pelas vagas e vivem pequenos seres, nas rochas ou nas areias, tais como a lapa. As lapas são moluscos que se deslocam, muito lentamente, e que, perante a poluição das águas, se fecham e cospem, diferentes nisso por exemplo dos mexilhões, sempre presos ao mesmo lugar, e vulneráveis a tudo o que as águas lhes fazem chegar.


O que significa Laredo?

Os pescadores portugueses do Barlavento algarvio usam esta palavra para significar o espaço entre marés.

Não tanto o tempo de cada dia entre a hora da baixa-mar e a da praia-mar, mas sobretudo a zona da orla costeira entre o lugar marcado pelas ondas do mar numa e noutra, e diariamente lavados e renovados pelo mar, lua após lua. Nessa zona se depositam cascalho e detritos de toda a espécie, desde sempre reaproveitados pelas gentes do mar e da costa para transformações. Também nessas áreas, mais ou menos rochosas ou arenosas, se demoram formas de vida diversificadas, permanentes, como os moluscos, ou mais ágeis, como as aves. Por isso escolhemos a lapa como imagem do nosso logotipo.

Procurámos no dicionário, e vimos que a fala dos pescadores não é desconhecida aos estudiosos da língua portuguesa, que definem Laredo como "conjunto de recifes cascalhento", embora assinalando que a sua etimologia é desconhecida (Houaiss).


Para saber mais, abra as divisões desta página